Digitalizando uma biblioteca

Acabei de ler no blog da Lígia Fascioni que uma das bibliotecas mais antigas de Boston vai digitalizar o arquivo e descartar os livros, para torná-la mais “apropriada” aos tempos atuais.

Cheia ou vazia?

Eu concordo que é diferente ler um livro físico e um livro digital, mas uma vantagem acabou deixada de fora no post: digitalizar os livros traz a vantagem de multiplicar muito a disponibilidade e facilidade de acesso. Enquanto, tratando-se de obras raras a biblioteca só dispõe de uma cópia física, ao digitalizar o acervo, qualquer um na biblioteca pode usar o volume. Se necessário, mais pessoas poderiam usar um livro digital em dia do que  um físico em um ano.

Por outro lado, digitalizar os livros pros usuários acessarem de dentro da biblioteca não é atual, é tão 90’s! Se é pra facilitar acesso, duas medidas seriam fundamentais: disponibilizar remotamente o acervo(ainda que mediante cadastro) e manter o acervo físico, seja na biblioteca ou doando a outras instituições. Eu ainda prefiro acreditar que “descartar” foi um erro de comunicação no meio do caminho.

Não é novidade pra ninguém que, no estado atual da tecnologia, versões digitais de livro não são lugar comum e não vão ser enquanto não houver uma revolução representativa como o mp3 foi(ou vem sendo?) para a música.

Se serve de consolo, fica aqui um link pra ajudar a decidir se é melhor uma biblioteca de computadores ou um ambiente  inspirador desses.

Anúncios

Uma resposta em “Digitalizando uma biblioteca

  1. Oi, Francisco!
    Obrigada pelo link e pelo comentário (não conhecia o seu blog, vou frequentar mais). Realmente não coloquei essa vantagem no post porque o foco não era discutir o que era melhor, se livros reais ou virtuais. Não tenho nada contra digitar bibliotecas. A discussão toda é se as duas versões são mutuamente exclusivas e se, para ter uma, é preciso destruir a outra como foi o caso. Basta olhar a reportagem original em inglês – o diretor realmente vai se desfazer dos livros físicos (a reportagem fala: “The academy’s administrators have decided to discard all their books…”.
    Adoro livros, reais ou virtuais. Mas não penso que um tenha que acabar para o outro existir…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s