E finalmente um uso útil pro Google Wave

Desde o lançamento do Google Wave, as pessoas entravam, viam que era legal, percebiam que não tinham visto utilidade e o abandonavam. Das waves em que participo, diversas com mais de 100 participantes já ficaram mais de uma semana sem atualizar nada. Eu já estava dando o Wave como natimorto.

E aí veio o Seattle Times, que com todo o preconceito de velha mídia, conseguiu ajudar a polícia a encontrar um criminoso por lá(e pelo Twitter, claro).

Após ser registrado o ataque a 4 policiais, o jornal criou uma wave pública e usou o Twitter para trazer pessoas para colaborar. A wave chegou a atingir quase 500 pessoas, comentando, ajudando a divulgar e até usando um mapa para “seguir” o procurado, que acabou sendo preso.

É bom finalmente ver o Wave sendo usado para alguma coisa mais concreta e, por finalmente mostrar seu poder em conectar pessoas colaborando em tempo real.

O artigo, e o pdf para a wave estão aqui.

(Atualização: um bocado de gente comentou que isso não é novidade, que já tinham prendido gente antes por causa do Twitter e até por causa do telefone. Verdade. O que me chamou atenção na história não foi o fato de alguém ter sido preso por causa do Wave, mas pela rapidez com que centenas de pessoas foram mobilizadas em pouco tempo e como a colaboração em tempo real permitiu visualizar toda a informação de uma forma organizada que não teria sido possível em nenhuma outra plataforma que conheço.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s