Lições de vida (para tecnófilos)

“If you are in school today the technologies you will use as an adult tomorrow have not been invented yet. Therefore, the life skill you need most is not the mastery of specific technologies, but mastery of the technium as a whole — how technology in general works. I like to think of this ability to deal with any type of new technology as techno-literacy” (Via The Technium)

Quem tem contato com tecnologia já percebeu que ela evolui cada vez mais rapidamente e tem se tornado cada vez mais difícil acompanhar cada novo serviço, plataforma, rede social, aparelho… Para fazer bom uso dessa evolução, o essencial é encontrar a medida certa entre acompanhar as novidades (para não deixar oportunidades passarem) e ignorar as novidades (afim de ter contato com o que já existe). O Technium publicou um artigo sugerindo habilidades que nós, usuários, precisamos desenvolver para encontrar essa medida certa e vale muito a pena ler.

Um outro lado disso é que, sabendo como um usuário pode tirar mais proveito da tecnologia, quem faz essa tecnologia pode destacar-se se souber se adaptar a esse usuário. Pensando nisso, eu peguei algumas das habilidades do post original e, do alto da minha capacidade de achar, sugeri como um produto/serviço pode aplicar isso para ter mais sucesso:

Aprender uma nova ferramenta freqüentemente implica desaprender uma antiga

Eu não diria desaprender, mas é preciso saber que toda ferramenta tem sua própria maneira mais eficiente de ser aplicada. Você não pode esperar que todo mundo que usa email siga os mesmos costumes de quando usavam cartas, mas também não pode usar cartas esperando que sigam-se os costumes de email.

Tire períodos sabáticos

As ferramentas precisam aprender que algumas pessoas vão usá-las 24h por dia, outras só aos finais de semana e outras quase nunca, e não se pode passar para o usuário a responsabilidade de “entrar no pique”. Um exemplo é a Priority Inbox do GMail, que, idealmente, consegue separar o joio do trigo na correspondência, quebrando a organização por ordem de chegada por uma de importância (imagine a diferença que isso deve fazer depois de uma semana sem olhar seus emails).

Seja fácil de ser trocado

Ninguém quer ser substituído, mas às vezes é a própria dificuldade em mudar de ideia depois que desencoraja que um usuário teste um produto. Ajude o usuário a passar a usar o seu produto, mas também ajude-o a parar de usar o seu produto, se for o caso. O oposto disso é, por exemplo, e quando você quer migrar de uma rede social para outra, mas suas conexões não o seguem e acabam tornando-se um obstáculo à migração.

Qualidade nem sempre é relacionada ao preço

Na verdade, qualidade é uma questão de valor, e valor é decidido pelo consumidor. Foco em qualidade, em apresentação, em atendimento, mas que o consumidor não percebe é difícil de ser cobrado no preço.

Entender como uma tecnologia funciona não é necessário para usá-la bem

Aqui a Apple vem à mente com sua insistência em esconder o sistema de arquivos no iOS. Foque em ajudar o usuário com soluções, não com possibilidades de ferramentas (eu só preciso ver as fotos no meu celular quando quero fazer alguma coisa com elas, o resto do tempo eu as quero fora da minha frente).

Os riscos de uma nova tecnologia devem ser comparados aos riscos da tecnologia antiga, ou nenhuma tecnologia

Entenda que a questão para o consumidor não é o seu produto ou o do seu concorrente, já que não consumir também pode ser uma opção. Na verdade, são duas vendas que precisam ser feitas: a venda da problema e a venda da sua solução.

Ninguém sabe para quê uma nova invenção realmente vai ser boa. Para avaliar, não pense; tente

Não puna o usuário por tentar. Encoraje seu acerto, mas também encoraje seus erros (mas certifiquem-se que o usuário vai aprender com eles e não será punido).

Para a lista completa, do ponto de vista do usuário, não deixe de ler o texto original.

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