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A big piece of the story we tell ourselves about who we are, is that we are willing to invent. We are willing to think long-term. We start with the customer and work backwards. And, very importantly, we are willing to be misunderstood for long periods of time. (Via GeekWire)

Em uma reunião de acionistas da Amazon, o sucesso atual da empresa estava sendo associado à uma abordagem conservadora de riscos. Um acionista foi além, e perguntou a Jeff Bezos, CEO da empresa, onde estão as falhas se a empresa se diz pautada em inovação. Ótima pergunta, já que é esperado que algumas ideias não se tornem grandes negócios— mas melhor foi a resposta de Bezos, que não só explicou como a empresa pensa, mas também deu lições valiosas.

Segundo ele, 90% das inovações na Amazon são melhorias marginais, incrementais e, portanto, trazendo menos risco ao negócio da empresa. Isso significa que não só os sucessos facilmente passam despercebidos, mas também as falhas. O princípio de Pareto já prevê 20% das inovações vão trazer 80% dos resultados, mas isso não quer dizer que os outros 80% das inovações podem ser ignorados. Ele também diz que eles são teimosos com sua visão, não permitindo que a flexibilidade para aceitar mudanças nos detalhes comprometam o resultado desejado.

Entretanto, a lição de ouro nessa conversa é a afirmação de que a Amazon está disposta a ser mal-entendida por muito tempo. Nem sempre os objetivos de uma decisão são claros para todos desde o início e é preciso apostar no sucesso da ideia (já vi propostas morrerem porque cobranças de curto prazo sobre resultados de longo prazo minaram a credibilidade do projeto). A maturidade na gestão de uma empresa está justamente nisso: saber reconhecer quais iniciativas valerão a pena (mesmo que demore e o valor não seja imediatamente percebido) e ter capacidade de acreditar e manter essa postura mesmo quando as pressões por resultados mais rápidos surgir.

É como uma borboleta saindo do casulo: o casulo deve ser preservado e não adianta forçar para que ela saia antes do tempo; ela não está pronta. Mas, num ambiente de recursos limitados, também é fundamental saber de quais casulos sairão borboletas e de quais não sairá nada.

New Butterfly

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