003

(…) American Airlines said the use of the Apple Inc. devices will reduce enough weight that it would cut the airline’s annual fuel bill by about $1.2 million.

É comum uma empresa tomar uma decisão— como quando um banco deixa de suportar um navegador— que, para nós do lado de fora, parece algum capricho ou alguma escolha errada. Nessas horas, eu sempre defendo que a decisão faz sentido, mas nos faltam as ferramentas e informações para percebê-lo.

Este caso da American Airlines é a mesma coisa: a empresa decidiu substituir os manuais de voo por iPad’s. À primeira vista, pode parecer parte do hype e desejo de passar imagem de antenada, mas a empresa justifica que trocar a papelada da cabine (que pesa cerca de 15kg) por um iPad (que pesa 600g) implicaria uma economia de combustível equivalente a US$1.2 milhão de dólares por ano.

A companhia tem uma frota de aproximadamente 600 aeronaves, ou seja, a economia no primeiro ano, só em combustível, já compensaria a compra de iPad’s 64Gb 3G + WiFi— o modelo mais caro, que US$829 + impostos, nas lojas (e provavelmente a AA não compraria o modelo mais caro e certamente compraria a um preço menor). Além disso, imagine o quanto não seria economizado com impressões de novos manuais de voo e transporte destes— sem falar em valores mais difíceis de serem quantificados, como a facilidade em atualizar manuais mais frequentemente, por exemplo.

A novidade deveria ser que mais empresas não estão indo pelo mesmo caminho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s