Bibliotecária 2.0

Você está lendo Nick Hornby e a cada página ele cita pelo menos uma música que você não conhece. Ou então você lê A volta ao mundo em 80 dias e imagina os lugares por onde Phileas Fogg passa. Ou, ainda, o livro que você está lendo é tão cheio de referências e livros e pessoas que metade do tempo você está pesquisando sobre ele. Todo mundo já deve ter passado por isso: ler um livro é uma coisa, mas aprofundar-se sobre ele é uma experiência completamente diferente.
Essa era a minha vida, vasculhando a Wikipedia e outros redutos mais obscuros da internet para poder entender melhor uma passagem, ouvir uma música relevante para a trama ou procurar imagens sobre os locais visitados pelos personagens. Até hoje, quando conheci o Small Demons.
Uma comunidade trabalhando para documentar referências sobre livros: as músicas, os locais, as imagens, pessoas e até mesmo outros livros citados no que você está lendo. Tudo isso num repositório organizado, que inclui até trechos do livro relacionados a cada item e outras obras que compartilham dessas referências. Fantástico.
Ainda está engatinhando, mas tem potencial para crescer, principalmente o envolvimento é característico do público que mais se interessará pelo projeto. Eu usei pouco do site– recebi meu convite hoje–, muitos escritores famosos ainda não tem obras relacionadas por lá e algumas funcionalidades não estão prontas, mas é um prazer relembrar as coisas que você descobriu enquanto lia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s